SOBRE O PROJETO MAIS LEITURA - PARTE II

SOBRE O PROJETO MAIS LEITURA - PARTE II

Na continuidade da tese de que se torna necessário mergulhar no mundo dos estudos, fica evidente que não se poderá descartar os livros. Basta observar o seguinte.

Uma das questões importantes que motiva o desejo apontado anteriormente, e que as ciências já nos ensinaram, pode ser assim colocada: ninguém nasce com cultura, ou seja, ninguém nasce com conhecimento. Nascemos dentro de alguma cultura e seremos socializados por ela. Por isso mesmo desse ensinamento se tira uma conclusão muito simples de entender sobre o conhecimento: é necessário buscá-lo.

Ao mesmo tempo é bom lembrar que ninguém nasce com linguagem. Esse elemento fundamental da civilização é formado por um conjunto de símbolos cujo principal deles é a palavra, em sentido amplo e ao mesmo tempo elementar. Tudo tem que ser aprendido. As palavras vão traduzir conceitos, as ferramentas do pensamento que também são uma conquista da humanidade. Juntos, formarão o conhecimento. Sem isso o pensamento não evolui, praticamente estanca. Daí que, quanto maior o vocabulário de cada um, maior será o conhecimento que o indivíduo obterá. Mais complexas se tornam as formas de pensamento. A pergunta, portanto, é: onde encontrar o maior conjunto de palavras e de conceitos a jorrar como uma fonte inesgotável que formará esse rio de conhecimento? A resposta também é muito fácil: nos livros. Por isso a leitura é a salvação. As palavras, trazidas inicialmente pela sociedade, e em seguida em especial pelos professores será a base a partir da qual nos tornaremos cidadãos pertencentes a esta humanidade.

É fácil perceber, ainda, que o conhecimento acumulado da humanidade é infinitamente superior ao de cada indivíduo que precisará fazer um longo e penoso trajeto se quiser alcançá-lo. Muitos desistem pelo caminho e ficam restritos ao seu mundinho de experiências particulares, recheadas de senso comum patrocinado na maioria das vezes, hoje, pela mídia, que, nem sempre é sadia. Esta, não está interessada em suprir todas as necessidades do saber. Outros, no entanto, puderam voar nos braços de toda essa literatura e atingir os pontos mais altos da civilização. Sempre acompanhados dos livros. 

É claro que a questão do conhecimento tem desdobramentos imensos para ser discutidos, contudo, o exposto até agora, indica o começo de tudo.

Rio Claro, primavera de 2019

Milton Machado Luz

0 comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO