Seminário IPEDD - Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia

Seminário IPEDD - Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia

SEMINÁRIO IPEDD

Mais um evento do Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia, acontecerá neste próximo sábado dia 23 de novembro de 2019.

O evento acontecerá a partir das 15h00 na Avenida Independência n. 790 (Seminário Seráfico) com entrada franca.

O evento contará com palestra do Dr. Gilberto Maringoni, prof. de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC e jornalista. Tem 12 livros publicados, entre eles:

“A Venezuela que se inventa – Poder, petróleo e intrigas nos tempos de Chávez”, pela Fundação Perseu Abramo, 2004;

“Simonsen x Gudin – a grande controvérsia do desenvolvimento – 1944-1945”, pelo IPEA, 2010; e

Juntamente com Juliano Medeiros organizou “Cinco mil dias – o Brasil na era do lulismo”, pela Editora Boitempo, 2018,

A palestra terá como tema:

“ARGENTINA, URUGUAI, BOLÍVIA, CHILE, EQUADOR: O ULTRALIBERALISMO EM CHEQUE. E O BRASIL?”

 

 

****************************************************************************************************

 

SOBRE O IPEDD

 

O Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia é um movimento suprapartidário que foi lançado no dia cinco de setembro deste ano, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, entre autoridades e membros da sociedade civil.

Realizou no último dia 09 de novembro, na aconchegante sede da antiga Usina Monte Alegre, o 1º FESTIVAL DA DEMOCRACIA, com enfoque especial à Culturais e debates sobre o tema, cujo cartaz de divulgação deixamos aqui como registro e conhecimento de todos. Era também uma data significativa na história mundial por lembrar os 30 anos da queda do Muro de Berlim. O Festival já pode se considerar um marco no assunto neste momento tão frágil da política brasileira.

 

 

 A apresentação do Projeto foi feita por pelo incansável Prof. Ely Eser Barreto César que discorreu sobre os objetivos da formação do Instituto, especialmente com foco na discussão sobre Democracia. Sua fala contundente e harmoniosa em defesa da Democracia e da necessidade de união dos mais variados segmentos para discutir e aprofundar o tema foi um alento para todos que ali carinhosamente ouviram suas palavras.

A palestra inicial ficou a cargo da profa. Josiane Maria de Souza que brilhantemente tratou de questões relativas à arte e à liberdade, como proposta imprescindível para a questão da Democracia. Sobre esta palestra está sendo preparado um novo post.

A organização do Festival foi conduzida por Rafa Gonzaga e sua equipe que gentilmente recepcionaram os participantes possibilitando o engajamento destes nas atividades conforme a programação.

0 comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO