OLHOS D'ÁGUA - CONCEIÇÃO EVARISTO - SERÁ O TEMA DO PRÓXIMO ENCONTRO DO LEIA MULHERES

OLHOS D'ÁGUA - CONCEIÇÃO EVARISTO - SERÁ O TEMA DO PRÓXIMO ENCONTRO DO LEIA MULHERES

Apresentação: o próximo encontro do movimento Leia Mulheres - Rio Claro será no dia 23/03/2024 e o tema é a obra Olhos D'Água da escritora mineira Conceição Evaristo. O próximo encontro será no último dia do mês, 27/04/2024 (caso não há nenhuma mudança necessária)  e o livro a ser lido será O crime do cais do Valongo de Eliana Alves Cruz.

CONCEIÇÃO EVARISTO

(biografia: compilação)

Conceição Evaristo, romancista, poeta é contista é uma destacada representante da literatura contemporânea. Suas obras são premiadíssima, com destaque nacional e internacional, tratando da problemática da realidade brasileira vivida pela população pobre das periferias, em especial das mulheres negras, suas principais protagonistas.

É preciso conhecer Conceição Evaristo, sua trajetória e suas personagens, conhecendo milhares de brasileiros e brasileiras que poderiam estar escrevendo e fornecendo essa história.


Maria da Conceição Evaristo de Brito, nasceu em 29 de novembro de 1946 na já extinta favela do Pindura Saia na Zona Sul de Minas Gerais. Na infância e ainda na adolescência teve uma vida de muita pobreza. Foi a segunda de nove irmãos. Mesmo assim conseguiu superar várias barreiras. Trabalhou como babá e faxineira. Terminou o curso secundário e o antigo normal desejando ser professora. Não havendo concurso para esse cargo onde morava, na época, transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1971, já com 25 anos, onde se graduou em Letras pela UFRJ. Realizou o seu sonho de ser professora lecionando na rede pública fluminense até aposentar-se em 2006. 


É mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio entre 1992-1996 apresentando a dissertação “Literatura Negra: Uma Poética de Nossa Afrobrasilidade”. Em 2011 tornou-se Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense defendendo, em 2011, a tese Poemas malungos, cânticos irmãos, em que analisou a poesia dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira e a do angolano Agostinho Neto.



No seio da universidade, ainda na década de 1980, entrou em contato com o grupo Quilombhoje, que a incentivou a iniciar sua escrita."Sua estreia na literatura aconteceu no ano de 1990, quando seis de seus poemas foram incluídos no volume 13 da coletânea Cadernos Negros, publicação literária periódica que teve início em 1978, com o intuito de veicular a cultura e a produção escrita afro-brasileira, seja na forma da prosa, seja na forma da poesia."


Após seu doutoramento, serviu como professora em diversas instituições, tais como o Middlebury College, a PUC-Rio, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).[13]


Foi homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti 2015. 


Foi a primeira mulher negra a ingressar na Academia Mineira de Letras. A posse foi no dia 8 de março de 2024. “Eu fiquei feliz, mas com a sensação de que a Academia tava cumprindo um papel, inclusive, de justiça", relata Conceição Evaristo ao portal do G1.


Conceição Evaristo vai ocupar a cadeira de número 40, deixada pela ensaísta, romancista e poeta Maria José de Queiroz que morreu no ano passado. A mais nova imortal está honrada, mas diz que o Brasil ainda tem muito o que evoluir.e acrescenta; Conceição Evaristo vai ocupar a cadeira de número 40, deixada pela ensaísta, romancista e poeta Maria José de Queiroz que morreu no ano passado. A mais nova imortal está honrada, mas diz que o Brasil ainda tem muito o que evoluir. (G1)

"Principais obras de Conceição Evaristo:

Ponciá Vicêncio, 2003 (romance)

Becos da Memória, 2006 (romance)

Poemas da recordação e outros movimentos, 2008 (poesia)

Insubmissas lágrimas de mulheres, 2011 (contos)

Olhos d’água,  2014 (contos)

Histórias de leves enganos e parecenças, 2016 (contos e novela)

Canção para ninar menino grande, 2018 (romance)"

Fontes:

Veja mais sobre "Conceição Evaristo" em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/conceicao-evaristo.htm

Olhos D’Água – Conceição Evaristo – Editora Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016 (orelha do livro)

Portal G1- https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/03/09/conceicao-evaristo-e-a-primeira-mulher-negra-a-ingressar-na-academia-mineira-de-letras.ghtml

0 comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO