LITERATURA - FLIP 2023 – O QUE DIZER DESTA FESTA LITERÁRIA?

LITERATURA - FLIP 2023 – O QUE DIZER DESTA FESTA LITERÁRIA?

(O público encheu as ruas de Paraty para participar de todas as programações de Espaços Parceiros.

Foto e legenda: Sara de Santis)


FLIP 2023 – O QUE DIZER DESTA FESTA LITERÁRIA?

Uma feira lietrária que teve como artista homenageada Patrícia Galvão, a Pagu e ainda como  destaque a obra de Augusto de Campos, realmente foi uma ousadia.

No site da FLIP que todos devem visitar - https://www.flip.org.br/balanco-flip-2023-pagu-augusto-campos/ - temos a seguinte introdução, a destacar:


“Em 2023, a Flip completou 21 edições, e à medida que os auditórios e tendas eram desmontadas e o público de 27 mil pessoas voltava para casa, o Centro Histórico de Paraty ainda ressoava a vibração das ruas e praças cheias: talvez o dispersar de uma energia que, nos cinco dias anteriores, consensava-se para escrever mais um capítulo da biografia da Festa”.

O destaque fica por conta da importância de divulgar o que foi um momento de destaque da literatura brasileira em meio a tantos desatinos contra a cultura neste país. Agora que o país está saindo dos escombros da atuação do governo nazi-fascista, respirar bons ares é sempre um alívio. Foi uma retomada vitoriosa que, além de resgatar a história da Pagu trouxe um elenco de grande renovação e pensamento crítico.

Acho que todos devem ficar atentos ao evento do próximo ano, e se puderem comparecer vão poder sentir esse clima de otimismo pela literatura e pela contribuição que traz para o entendimento da sociedade.

É para parabenizar às curadoras Adriana Bastos e Milena Britto e ao enorme contingente de colaboradores e escritores que ali compareceram tanto para o Programa central como nos inúmeros eventos paralelos que só enriqueceram o evento.

Tudo poderá ser encontrado no site da Flip, sem esquecer que um dos eventos que há 5 anos comparece me Paraty nessa época é a Flipei, objeto do outro comentário. 

projetomaisleitura.com

0 comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO