+ de 100 autoras pretas brasileiras

+ de 100 autoras pretas brasileiras

Redação Margens  20/06/2020  2

Pensando nas desculpas frequentemente usadas para justificar a ausência de mulheres pretas no mercado editorial, seja dentro de editoras, nas curadorias, ocupando lugares em eventos e festivais literários, etc, resolvemos criar essa lista com mais de 100 autoras pretas e brasileiras para você conhecer.

A curadoria foi feita pela jornalista e editora do Margens, Jéssica Balbino e pela bibliotecária e empresária da Livraria Africanidades, Ketty Valencio, além de ter contado com a colaboração da poeta Mel Duarte.

Tentamos colocar fotos, vídeos e links para compra dos livros das autoras aqui mencionadas. Algumas, infelizmente, não encontramos. No entanto, recomendamos uma visita ao site da Livraria Africanidades, onde há um acervo de literatura escrita por mulheres.  Sugerimos também que conheçam o Clube de Assinatura Africanidades.

Não pretendemos, contudo, esgotar, com esta lista, as escritoras pretas brasileiras, até porque sabemos que isso não é possível.

Nossa tentativa aqui é criar uma primeira e inédita lista com as autoras que entendemos ser importantes historicamente e que tem uma contribuição relevante, passando por diferentes tipos de atuação e geografia.

Porém, para não sermos injustas e também não finalizarmos o trabalho aqui, criamos um formulário de automapeamento, em que é possível que as autoras que não estão nesta lista, mas gostariam de ser incluídas, possam preencher e passar a integrar a lista.

Portanto, caso seja autora preta e queira integrar, se automapeie aqui. 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Abigail Campos Leal

Abigail Campos Leal movimenta seu palavrar entre os terrenos da filosofia y poesia. É mestre em Ética

Aplicada pela UFF, mestre em Filosofia pela UFRJ e doutoranda em Filosofia pela PUC-SP. É uma das organizadoras do Slam Marginália, uma batalha de poesias faladas feitas por y para pessoas trans. Traduz y escreve textos sobre perspectivas trans y cuirs, anti-especistas, anticoloniais y insurrecionárias, em formatos de fanzine.

Publica no segundo semestre desse ano seus dois livros de estréia. “ex/orbitâncias: os caminhos do comunitarismo y da deserção de gênero” pela Glac Edições y “escuirsendo: ontografias poéticas” pela editora O Sexo da Palavra.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aflordescendente

Poeta, cientista social, virginiana e apaixonada por yoga para dar conta de tudo isto.

Milca Samara, 24, também conhecida como Aflordescendente por seus trabalhos com poesia, é estudante de Ciências Sociais pela Puc-sp, reside em Mauá no ABC

Paulista e realiza trabalhos em escolas junto ao coletivo @kushCrew levando a cultura Hip-Hop e a educação de forma lúdica mas não menos importante.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Andrezza Xavier

Andrezza Xavier, 2z. escritora, poeta, educadora informacional, empreendedora, performance nesse mundo que te revira, a arte tornou sina. A escrita é a sua dor e cura, “quando escrevo transponho o mais sincero de mim e o mais ardo, morde e assopra, é grito e silêncio, é ponto e jamais reticências. Sou verbo transitivo com a caneta na mão”. Integra o coletivo Cajila Laboratória.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ana Meira

Ana Meira é escritora, tradutora e educadora. Amante de poesia e ficção científica, procura explorar diferentes linguagens em seu trabalho. É autora da plaquete Gravidades (2019) e também fez parte da publicação independente Sutura #01 (2019).

https://medium.com/@anameiramar/

__________________________________________________________________________________________________________________

Aline Anaya

Poeta e educadora, participa do sarau Versos em Versos. Slammer, produtora cultural, atua também no Slam do Bronx. Publicou na antologia “Identidade e Força Ancestral: Histórias de mulheres dentro da periferia de São Paulo”

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alzira Rufino

Alzira Rufino é enfermeira, escritora e ativista política e atuante no Movimento de Mulheres Negras. Foi a primeira autora negra a ter seu depoimento registrado pelo Museu de Literatura Mário de Andrade, de São Paulo.

Autora dos livros de contos “Qual o quê” e Alzira Rufino uma ativista feminegra”.

Dos ensaios, “A mulher negra tem história”, “Articulando”, “Mulher negra: uma perspectiva histórica”, “O poder muda de mãos, não de cor”, “Violência contra a mulher – uma questão de saúde pública”, “O livro da Saúde das Mulheres Negras”, “Violência contra a mulher – um novo olhar”, “Vocês não podem adiar mais os nossos sonhos”, “Configurações em preto e branco”.

Alzira publicou também o livro infantil “Muriquinho, piquininho”, o livro de poesia “Eu, mulher negra, resisto” e “Bolsa Poética. No romance, escreveu “A mulata do sapato lilás”.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Ana Cláudia Lemos Pacheco


Doutora em Ciência Sociais pela Unicamp, pesquisa Mulher Negra, Afetividade, Gênero e solidão.

Autora do livro “Mulher Negra: Afetividade e solidão”.

em construção

0 comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO