AGENDA CULTUAL - PEQUENAS ÁFRICAS - O RIO QUE O SAMBA INVENTOU - INSTITUTO MOREIRA SALLES - SP

AGENDA CULTUAL - PEQUENAS ÁFRICAS - O RIO QUE O SAMBA INVENTOU - INSTITUTO MOREIRA SALLES - SP

PEQUENAS ÁFRICAS – O RIO QUE O SAMBA INVENTOU

Ontem foi dia de visitar a exposição “Pequenas Áfricas – o Rio que o samba inventou” que está acontecendo no Instituto Moreira Salles, em São Paulo e assistir a gira de conversa e roda de samba que ocorre como evento paralelo à exposição.

É uma pena não poder estar lá para presenciar todas as rodas de conversa, mas ontem valeu à pena. Esteve na roda como convidada Kelly Adriano, doutora pela UNICAMP, roda comandada  pelo sociólogo Tadeu Kaçula. Dois grandes estudiosos das ações de silenciamentos e apagamentos da população negra. 


 

“DOUTORA em Ciências Sociais pela UNICAMP - Universidade de Campinas (2009), com MESTRADO em Ciências Sociais/Antropologia Social, pela USP - Universidade de São Paulo (2002) e BACHARELADO em Ciências Sociais também pela USP - Universidade de São Paulo (1996). É Gerente Adjunta da Gerência de Ação Cultural do SESC SP - Serviço Social do Comércio, onde atua na gestão e alinhamentos conceituais, teóricos e técnicos das ações culturais e coordenação das equipes de pesquisa, elaboração e produção de conteúdos socioculturais e educativos de artes cênicas, música, literatura e cinema, dos 44 centros culturais do Sesc no Estado de São Paulo, supervisionando a aplicação e o desenvolvimento de novas metodologias de pesquisa, em projetos, para avaliação e transposição prática.” Mais informações em https://www.escavador.com/sobre/597547/kelly-adriano-de-oliveira


Tadeu Kaçula é formado em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), mestrando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP) e articulador nacional da Nova Frente Negra Brasileira (NFNB).

É autor do livro que retrata a Casa Verde, como o “bairro mais negro” de São Paulo (SP), marcado por suas tradições étnico-culturais: “Casa Verde – uma pequena África paulistana, lançado em 2020. Mais informações em https://vermelho.org.br/prosa-poesia-arte/a-pequena-africa-paulistana/

Tadeu, além de organizar a roda de conversa comandou a Roda de Samba que ocorreu paralelamente ao evento com a presença da Velha Guarda do Camisa Verde. 

0 comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO